Unidade Praça da Árvore

Rua Gravi, 60

Metro Praça da Árvore

São Paulo - SP

CEP: 04143-050

Unidade Brás

Av. Celso Garcia, 819

Metro Bresser-Mooca

São Paulo - SP

CEP: 03045-000

 

E-mail: contatocursinho@gmail.com

Tel: +55 11 5581-8727

WhatsApp: +55 11 94996-8116

  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

© 2015 Cursinho Popular Vito Giannotti

 QUEM SOMOS? 

O Cursinho Popular Vito Giannotti nasce em 2015 a fim de conciliar a preparação para as provas e auxiliar estudantes com sua formação, enquanto fomenta uma perspectiva crítica da sociedade com atividades que buscam a problematização de temas como classe, trabalho, cultura, opressões, dentre outras questões.

 

Nós fazemos parte da Frente de Cursinhos Populares e Comunitários de São Paulo. Para saber mais acesse a PÁGINA DO FACEBOOK DA FRENTE. Se está buscando um cursinho popular na Grande São Paulo acesse o MAPA DOS CURSINHOS POPULARES e encontre aquele mais próximo de você.

 NOSSAS ATIVIDADES 

 

O Cursinho Popular oferece preparatório para as provas de vestibular e ENEM, com aulas diárias (segunda à sexta-feira, no período noturno), com turmas de cerca de 40 estudantes por sala, selecionados através de critérios de vulnerabilidade econômica-social no caso da quantidade de interessados ser maior do que a quantidade de vagas disponíveis.


Atualmente o Cursinho funciona dentro de dois espaços. Na Praça da Árvore, em um espaço chamado Casa da Solidariedade, que teve origem em 1999 na Pastoral Operária junto com as pastorais sociais da Região Episcopal Ipiranga, contando com a colaboração de várias comunidades e entidades da região.

Hoje a Casa da Solidariedade oferece diversos outros cursos e atividades, e tem sido um local

para  trabalhadores desenvolverem a Solidariedade e experimentarem uma vida comunitária, buscando saídas coletivas para os seus problemas. 

O segundo espaço fica no Brás, dentro da Associação de Construção Por Mutirão do Casarão - Brás. O local, conquistado pelo movimento de luta por moradia dos cortiços em 1989, foi o primeiro projeto de construção vertical por mutirão da cidade de São Paulo, e abriga hoje 182 famílias.

Atualmente a Associação atua principalmente como apoio aos movimentos de moradia da região. Existem diversas pesquisas publicadas sobre o processo de luta e construção deste espaço, e ainda hoje a associação recebe pesquisadores de todas as partes do mundo interessados em sua história.

 NOSSOS OBJETIVOS 
 

O Cursinho Popular Vito Giannotti pretende:


• Promover a prática de convívio solidário entre estudantes/trabalhadoras(es);


• Acolher, orientar, formar e organizar as/os estudantes/trabalhadoras(es);

• Identificar e interpretar o contexto social no qual as/os estudantes estão inseridos, 

agindo de forma solidária e estabelecendo vínculos comunitários com aqueles que forem recebidos pela espaço; e


• Fomentar o avanço no processo de consciência e o sentimento de solidariedade entre a classe trabalhadora, sendo que as atividades serão desenvolvidas com a perspectiva de continuidade, envolvendo estudantes e docentes em espaços de luta para a transformação além daqueles imediatos relacionadas ao acesso à educação.​

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now